v. 6 n. 1 (2024): REVISTA CÓGNITO
Caros leitores,É com grande satisfação que apresentamos o primeiro volume de 2024 da Revista Cógnito, que busca contribuir com o avanço do conhecimento por meio de um debate crítico e reflexivo sobre temas interdisciplinares fundamentais para o desenvolvimento educacional e inclusivo. Neste número, destacamos a intersecção entre a pedagogia, a psicomotricidade, a educação inclusiva, e as abordagens inovadoras na alfabetização e no ensino de jovens e adultos.Cada artigo deste volume traz uma perspectiva rica e variada, explorando diferentes contextos educacionais e oferecendo insights valiosos para pesquisadores, educadores e profissionais envolvidos no campo da educação. A troca de conhecimentos entre os membros da comunidade acadêmica e os profissionais da área enriquece a dinâmica de nossa prática educacional, e a disseminação livre de conhecimento é essencial para esse processo.Os estudos apresentados abordam temas relevantes e urgentes para o cenário educacional atual. Entre eles, destacam-se investigações sobre a alfabetização, que evidenciam a literatura infantil e o lúdico como pilares indispensáveis para o desenvolvimento intelectual das crianças. Esses elementos não apenas estimulam o imaginário infantil, mas também capacitam os alunos a se tornarem protagonistas de suas jornadas educacionais.Outro destaque é a análise da contribuição da psicomotricidade para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, ressaltando as possibilidades de integração efetiva desses alunos em ambientes inclusivos. Abordagens inovadoras sobre alfabetização de jovens e adultos também são exploradas, revelando como estratégias pedagógicas adaptadas podem atender às necessidades específicas dessa demografia frequentemente negligenciada. Além disso, reflexões sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como a primeira língua nos anos iniciais do ensino fundamental promovem uma discussão essencial sobre educação bilíngue e inclusiva para alunos surdos. Por fim, um estudo sobre a relação entre afetividade e aprendizagem na educação lança luz sobre como as emoções e as interações humanas impactam o desenvolvimento educacional.Agradecemos profundamente a todos os que contribuíram para a realização deste número da Revista Cógnito, especialmente aos autores, pareceristas e membros da equipe editorial. Seu esforço e dedicação são a base para o sucesso desta publicação.Esperamos que os estudos aqui publicados inspirem e informem suas práticas e pesquisas.Com os melhores cumprimentos,Boa leitura!Michele Sampaio da Silva
Publicado:
2024-12-31