Edições anteriores

  • REVISTA CÓGNITO
    v. 4 n. 2 (2022)

    Os artigos publicados neste volume contemplam diversos e oportunos temas de pesquisa acadêmica. Trata sobre cosmovisão, religião e arte em suas correlações e aplicabilidades na música cristã. Traz a busca e análise de critérios para padrões bíblicos de lideranças nas igrejas evangélicas. Com a primeira edição dos anais dos trabalhos apresentados na Semana Acadêmica da Faculdade Fidelis em 2021, atrelados à temática da relevância social, com a diversidade de atuação e possibilidades dentro de campos interdisciplinares. Da área educacional são tratados assuntos relativos à: pedagogia empresarial; a oralidade no ensino superior e na vida adulta; práticas de letramento na educação infantil; a formação do professor e atuação na educação inclusiva. Da psicologia as temáticas permeiam sobre: a saúde mental e física; o impacto da pandemia de COVID-19 na economia familiar brasileira; o fortalecimento das redes e a vida da mulher; sobre cidadania e civismo; redes sociais e socialização de adolescentes durante a pandemia de COVID-19; sobre a história da água e a subjetividade. Da teologia aparecem temas como: ecologia; relevância da igreja quanto ao crescimento espiritual e emocional na sociedade; sobre o luto; abuso espiritual por lideranças da igreja; sobre o jovem e a cosmovisão cristã; capelania militar; relato de experiência sobre servir ao Senhor; e como a igreja pode fazer a diferença no bairro. A equipe editorial deseja uma proveitosa e edificante leitura.
  • REVISTA CÓGNITO
    v. 4 n. 1 (2022)

    No propósito de contribuir com o avanço do conhecimento, por meio de um debate crítico e reflexivo sobre assuntos de áreas interdisciplinares, apresentamos o primeiro número do quarto volume da Revista Cógnito. A troca de conhecimentos é essencial no âmbito interelacional acadêmico e profissional, a escrita e a leitura de artigos enriquece essa dinâmica. Neste sentido, a disseminação livre de conhecimento se faz essencial. Contribuir com o compartilhamento de conhecimento com a comunidade acadêmica e demais interessados é a grande missão da Revista Cógnito, sendo imprescindível agradecer a todos que se dedicaram de alguma forma para que fosse possível a publicação de mais um número da Revista, em especial autores, pareceristas e aos membros da equipe editorialNeste número, são abordadas temáticas relacionadas ao campo do conhecimento teológico e pedagógico, propiciando um olhar a partir de diversos contextos e sob diferentes perspectivas (igreja, capelania, construção teológico-literária e dificuldades de aprendizagem). Agradecemos o interesse em nosso periódico bem como o compartilhamento dos estudos aqui publicados.
  • REVISTA CÓGNITO
    v. 3 n. 2 (2021)

  • REVISTA CÓGNITO
    v. 3 n. 1 (2021)

    Chega a oportunidade de mais uma edição da REVISTA CÓGNITO trazendo contribuição no campo do conhecimento teológico e pedagógico com artigos de discentes, docentes da FACULDADE FIDELIS e pesquisadores colaboradores com trabalhos que contribuem ao debate interdisciplinar, particularmente no campo da teologia e da pedagogia. A busca do saber e compreender nestes dois campos guardam entre si um certo paralelismo interessante. O da preocupação do conhecimento humano permeado com a fé nas extensões do campo da teologia e sua relação com a vida de pessoas a quem o teólogo serve. Igualmente o pedagogo para com os que assumem a missão do caminhar no ensino e da arte do transmitir conhecimento também a outras pessoas. Missões um tanto quanto parceiras quando se busca conhecer verdades e realidades que nos afetam uns aos outros.
  • REVISTA CÓGNITO
    v. 2 n. 2 (2020)

    Os artigos publicados nesse volume resumem observações feitas por discentes e docentes da Faculdade Fidelis que concordam com o foco e escopo da Revista Cógnito e submeteram seus trabalhos para fazer parte do debate sob uma abordagem interdisciplinar. A formação do indivíduo deve se pautar por diretrizes da fraternidade, da solidariedade e da cooperação, que é construída a partir da observação e emprego coletivo dos saberes, dos entendimentos das demandas da sociedade, marcando, portanto, o compromisso com a formação do cidadão que acredita e que participa do fazer científico. Além da formação cognitiva acreditamos que todos temos uma dimensão tríplice: espírito, alma e corpo, e, portanto, importa tratar o próximo com empatia cuidando do ser como um todo, além do desafio de viver com um propósito deixando um legado para comunidade. Partindo desse pressuposto os artigos desse volume abordam temas para dar sentido ao todo da cosmovisão das pessoas e dar um rumo novo para suas crenças. Agradecemos o interesse em nosso periódico bem como o compartilhamento dos estudos publicados. 
  • REVISTA CÓGNITO
    v. 2 n. 1 (2020)

    A REVISTA COGNITO é uma iniciativa do grupo de docentes da área de Humanas e tem o intuito de promover o debate sobre educação e reflexões críticas sobre o conhecimento teológico e pedagógico sob uma abordagem interdisciplinar. Encontrar um eixo condutor a perpassar os elementos constitutivos da Teologia e Pedagogia nem sempre é tarefa fácil, para vir ao encontro da missão da Revista. Missão esta que é compartilhar as linhas de pesquisa dos docentes da Faculdade Fidelis com a comunidade acadêmica e demais interessados na construção de uma sociedade. O segundo número da Revista Cógnito apresenta a articulação entre assuntos como Teologia e Ecologia, o Processo de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, Capelania e Cuidado consigo mesmo e o próximo e Empatia. Portanto, conteúdos que trazem reflexões acadêmicas salutares para o debate de ideias.
  • v. 1 n. 2 (2019)

    Neste segundo número do primeiro volume da Revista Cógnito ecoam diversos e oportunos temas de pesquisa acadêmica que vêm ao encontro de demandas latentes na sociedade envolvendo as áreas educacionais e pastorais. Nesse sentido, demonstram a diversidade de atuação e possibilidades de pesquisa que estimulam aqueles que estão “desejosos” não só do saber, mas de buscar respostas possíveis no universo das ciências humanas. Da área educacional são tratados assuntos como a psicopedagogia, o uso de recursos pedagógicos e a formação docente. Da teologia aparecem temas considerados emergenciais para as práticas modernas de pastoreio em contexto de sofrimento que é a questão do cuidado de famílias pastorais, do cuidado de missionários, do papel da igreja nesse cuidado, das crises nos relacionamentos conjugais e da contribuição da Teoria do Apego para o aconselhamento. A equipe editorial deseja uma proveitosa e edificante leitura!