Edições anteriores

  • REVISTA CÓGNITO
    v. 2 n. 2 (2020)

    Os artigos publicados nesse volume resumem observações feitas por discentes e docentes da Faculdade Fidelis que concordam com o foco e escopo da Revista Cógnito e submeteram seus trabalhos para fazer parte do debate sob uma abordagem interdisciplinar. A formação do indivíduo deve se pautar por diretrizes da fraternidade, da solidariedade e da cooperação, que é construída a partir da observação e emprego coletivo dos saberes, dos entendimentos das demandas da sociedade, marcando, portanto, o compromisso com a formação do cidadão que acredita e que participa do fazer científico. Além da formação cognitiva acreditamos que todos temos uma dimensão tríplice: espírito, alma e corpo, e, portanto, importa tratar o próximo com empatia cuidando do ser como um todo, além do desafio de viver com um propósito deixando um legado para comunidade. Partindo desse pressuposto os artigos desse volume abordam temas para dar sentido ao todo da cosmovisão das pessoas e dar um rumo novo para suas crenças. Agradecemos o interesse em nosso periódico bem como o compartilhamento dos estudos publicados. 
  • REVISTA CÓGNITO
    v. 2 n. 1 (2020)

    A REVISTA COGNITO é uma iniciativa do grupo de docentes da área de Humanas e tem o intuito de promover o debate sobre educação e reflexões críticas sobre o conhecimento teológico e pedagógico sob uma abordagem interdisciplinar.Encontrar um eixo condutor a perpassar os elementos constitutivos da Teologia e Pedagogia nem sempre é tarefa fácil, para vir ao encontro da missão da Revista. Missão esta que é compartilhar as linhas de pesquisa dos docentes da Faculdade Fidelis com a comunidade acadêmica e demais interessados na construção de uma sociedade. O segundo número da Revista Cógnito apresenta a articulação entre assuntos como Teologia e Ecologia, o Processo de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, Capelania e Cuidado consigo mesmo e o próximo, Empatia, portanto conteúdos que trazem reflexões acadêmicas, salutares para o debate de ideias.
  • v. 1 n. 2 (2019)

    Neste segundo número do primeiro volume da Revista Cógnito ecoam diversos e oportunos temas de pesquisa acadêmica que vêm ao encontro de demandas latentes na sociedade envolvendo as áreas educacionais e pastorais. Nesse sentido, demonstram a diversidade de atuação e possibilidades de pesquisa que estimulam aqueles que estão “desejosos” não só do saber, mas de buscar respostas possíveis no universo das ciências humanas. Da área educacional são tratados assuntos como a psicopedagogia, o uso de recursos pedagógicos e a formação docente. Da teologia aparecem temas considerados emergenciais para as práticas modernas de pastoreio em contexto de sofrimento que é a questão do cuidado de famílias pastorais, do cuidado de missionários, do papel da igreja nesse cuidado, das crises nos relacionamentos conjugais e da contribuição da Teoria do Apego para o aconselhamento. A equipe editorial deseja uma proveitosa e edificante leitura!