A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO A PRIMEIRA LÍNGUA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Patrick Wesley Custodio da Silva Faculdade Fidelis
  • Michele Sampaio da Silva Faculdade Fidelis

DOI:

https://doi.org/10.53546/2674-5593.cog.2024.96

Palavras-chave:

Escola bilíngue, Libras, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um breve histórico sobre a educação de surdos, analisar como é o ensino ofertado atualmente nas escolas e refletir sobre a formação docente, voltada ao atendimento de estudantes surdos. Os artigos foram obtidos através de uma pesquisa qualitativa, com caráter bibliográfico, utilizando a plataforma Google Acadêmico. Para apresentação dos resultados, foram filtrados os artigos, totalizando oito, que foram usados para basear e nortear a pesquisa. A partir das informações coletadas, foi realizada uma reflexão sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), apresentando que a Libras serve como base para o aprendizado da Língua Portuguesa e para a interação dos alunos surdos com os professores, colegas, familiares e sociedade. Também se destacou a importância e a preferência do ensino bilíngue para o aluno surdo, pois esse modelo respeita o processo de ensino-aprendizagem, valoriza e ensina a cultura surda e tem uma metodologia voltada para o aluno surdo.

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Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Artigos