O BRINCAR COMO FORMA DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.53546/2674-5593.cog.2024.94Palavras-chave:
Educação Infantil, Aprendizagem, Ludicidade, Desenvolvimento IntegralResumo
A prática do brincar é uma figura de comunicação por meio da qual a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os aspectos físico, social, como cultural, afetivo, emocional e/ou cognitivo. Pela mediação da brincadeira, a criança pode potencializar suas capacidades importantes, como a atenção, interação, concentração, memória, imitação, imaginação, entre outras habilidades. Para Vygotsky, o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois os processos de simbolização e de representação conduzem ao pensamento abstrato. Além disso, o brincar contribui para o desenvolvimento da personalidade, da motricidade, do intelecto e da criatividade. É de grande relevância a prática do brincar na Educação Infantil, principalmente na primeira infância (compreendida de 0 a 6 anos de idade), um dos períodos fundamentais, no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais. Através desta prática, a criança demonstra toda sua agilidade, crescimento e desenvolvimento nos aspectos sociais e culturais, bem como investiga o papel do educador nessa importante vivência. O trabalho apurou como uma criança, através da brincadeira, fortalece sua personalidade e habilidades, exerce sua imaginação, representa sua autonomia em diversas atividades, desenvolve suas emoções e amplia sua visão ao participar de atividades lúdicas, descobrindo assim o mundo dentro do universo escolar.Referências
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