Estratégias de Comunicação Escola-Estudantes em Meio à Pandemia da COVID-19

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2020.29

Palavras-chave:

Escola, Estudantes, Comunicação , Educação COVID-19, COVID-19

Resumo

A chegada da pandemia da COVID-19 mudou, muito rapidamente, várias formas de vida da sociedade contemporânea, entre essas, os processos de ensino e aprendizagem nas escolas tiveram de ser repensados de maneira emergencial. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a organização e sistematização das atividades dos estudos remotos apresentados no site do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como forma de entender como se deu a comunicação estudantes – escola em meio à pandemia da COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo de caso a partir das informações públicas postadas, semanalmente, no site da instituição, de maneira a encontrar exemplos e modelos de como ocorreu o processo de comunicação da instituição escola com seus interlocutores estudantes, em meio ao cenário não planejado. Foi possível verificar que o layout utilizado para a apresentação das atividades remotas semanais por série e disciplina favoreceu o entendimento do que deveria ser realizado e encaminhado por parte dos estudantes. Outros formatos, para além das atividades em PDF também foram encontrados, como as atividades via plataforma Google Sala de Aula. Considera-se, portanto, em se tratando de um momento excepcional pelo qual a educação como um todo não estava preparada para vivenciar, o modelo adotado pela instituição estudada apresentou significativos acertos que impulsionaram os processos de comunicação da escola com seus estudantes

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela PUCRS e Professor do Departamento de Humanidades CAp/UFRGS

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Publicado

2021-03-30

Edição

Seção

Artigos