O PAPEL DO PEDAGOGO NA COMPREENSÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE LUTO: REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DA MORTE NO CONTEXTO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.53546/2674-5593.cog.2023.90Palavras-chave:
Morte, Formação de Pedagogo, Elaboração do LutoResumo
A presente pesquisa busca refletir sobre a importância da inclusão da educação para a morte na vida de alunos e dos pedagogos no contexto educacional. Nesse sentido, o objetivo principal compreende ressaltar a importância de abordar a temática do luto de maneira sensível e eficaz no ensino fundamental e na licenciatura de pedagogia. Para esta pesquisa, utilizou-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de opinião. Obteve-se como resultado a compreensão de que o tema é um assunto evitado nas escolas devido ao tabu cultural e ao despreparo dos professores. Logo, o resultado do estudo e da pesquisa enfatiza que o despreparo dos professores é resultado da ausência de orientações durante a formação em pedagogia. Contudo, através da nuvem de palavras, foi possível observar que os acadêmicos consideram o tema necessário, importante e reconhecem sua relevância, pois apontam que essa abordagem envolve diálogo, apoio, suporte emocional, acolhimento e educação para a vida.Referências
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