LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Analia Marina Moura Nehls Faculdade Fidelis
  • Beatriz Maria Zoppo Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.53546/2674-5593.cog.2021.73

Palavras-chave:

Educação Infantil, Letramento, Práticas de ensino

Resumo

O presente trabalho se configurou em uma revisão sistemática tendo como objetivo geral investigar as práticas de ensino que os professores têm adotado para o letramento na educação Infantil e que vêm sendo sinalizadas nas investigações. E o objetivo específico foi identificar o conceito de letramento e alfabetização; conhecer as práticas que contribuem para o letramento na Educação Infantil; identificar a importância da prática do letramento na Educação Infantil, na faixa etária de 4 a 5 anos. E a questão problema é saber quais as práticas de letramento adotada pelos professores da educação infantil com criança na faixa etária de 4 a 5 anos. Essa pesquisa contou com o levantamento de teses e dissertações constatando quais práticas que têm sido mais evidenciadas para o letramento na Educação Infantil. Os resultados deste estudo sinalizam que as brincadeiras, o desenho e a leitura, são as práticas mais apontadas nos estudos. Esse resultado é preliminar para futuros estudos podendo ser ampliado o escopo da pesquisa para outras bases de dados.

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Publicado

2022-07-12

Edição

Seção

Artigos