LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.53546/2674-5593.cog.2021.73Palavras-chave:
Educação Infantil, Letramento, Práticas de ensinoResumo
O presente trabalho se configurou em uma revisão sistemática tendo como objetivo geral investigar as práticas de ensino que os professores têm adotado para o letramento na educação Infantil e que vêm sendo sinalizadas nas investigações. E o objetivo específico foi identificar o conceito de letramento e alfabetização; conhecer as práticas que contribuem para o letramento na Educação Infantil; identificar a importância da prática do letramento na Educação Infantil, na faixa etária de 4 a 5 anos. E a questão problema é saber quais as práticas de letramento adotada pelos professores da educação infantil com criança na faixa etária de 4 a 5 anos. Essa pesquisa contou com o levantamento de teses e dissertações constatando quais práticas que têm sido mais evidenciadas para o letramento na Educação Infantil. Os resultados deste estudo sinalizam que as brincadeiras, o desenho e a leitura, são as práticas mais apontadas nos estudos. Esse resultado é preliminar para futuros estudos podendo ser ampliado o escopo da pesquisa para outras bases de dados.Referências
Alfabetização e letramento. 5ª ed., São Paulo: Contexto, 2008. Letramento um tema em três gêneros. 4ª Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010
ANDRADE, Beatriz Gracioli. Impactos de práticas pedagógicas centradas no letramento em crianças pré-escolares. 2011. 249 f. 2011. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas. Acesso em: 07/08/2021
ARRUDA, Tatiana Santos. Letramento na educação infantil: o que as professoras pensam (sabem)?. Horizontes, v. 39, n. 1, p. e021005-e021005, 2021
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BAGNASCO, Daniela Gaspar Pedrazzoli et al. Leitura de histórias na educação infantil: como se desenvolve? 2014.Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas. Acesso em: 07/08/2021
BOTELHO, Louise Lira Roedel; DE ALMEIDA CUNHA, Cristiano Castro; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.
BORBA, Ângela Meyer et al. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p. 33-45, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COELHO, Silmara; CASTRO, Magali. O processo de letramento na educação infantil. Pedagogia em ação, v. 2, n. 2, p. 1-117, 2010.
DA PROPOSTA PEDAGÓGICA; DE VENDA, NOVA DO IMIGRANTE. Leitura: um valor para essa rede.
DA SILVA JUSTO, Márcia Adriana Pinto; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Letramento: O uso da leitura e da escrita como prática social. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 4 – nº 1 – 2013.
DA SILVA, Marlene Maria Machado. Alfabetização, nome próprio e subjetividade: pesquisa-intervenção sobre as dificuldades de aprendizagem1. Educação de crianças e jovens na contemporaneidade, p. 159.
DERDYK, Edith, Formas de pensar o desenho: o desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione,1993.
DE PELLEGRIN, Fátima Inês Tatto. 1 O EDUCADOR: ALÉM DE PROFESSOR, FILÓSOFO DA EDUCAÇÃO E LÍDER DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2005
DE PÁDUA, Gelson Luiz Daldegan. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV| 1º Semestre de, n. 2, p. 22-35, 2009.
DUARTE, Bruna da Silva; BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Desenvolvimento infantil: importância das atividades operacionais na educação infantil. XVI Semana da Educação, Londrina, 2015.
DOS SANTOS, JAVAN SAMI ARAÚJO; JÚNIOR, SALATIEL BRAGA TRAJANO. Aprendizagem significativa na Educação Infantil: a relevância da prática docente no desenvolvimento integral da criança. 2016.
ESPINOSA, Daniela Cardoso; DA SILVA, Thaise. Alfabetização e letramento na Educação Infantil: analisando práticas na pré-escola. Horizontes-Revista de Educação, v. 3, n. 5, p. 9-18, 2015.
FERREIRA, Larissa David. A importância do desenho na alfabetização de crianças. ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, v. 5, 2017.
FREIRE, Cristiane de Fátima Costa et al. A ESCOLA, O PROFESSOR E A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA.
GARBES, Thalita Nuccini; DA SILVA COELHO, Irene. O LETRAMENTO EM CLASSES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Unisanta Humanitas, v. 3, n. 1, p. 82-101, 2014.
GOULART, Cecília. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 35-51, 2014.
GRANDO, Katlen Böhm. O letramento a partir de uma perspectiva teórica: origem do termo, conceituação e relações com a escolarização. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.
GREENHALGH, T. Papers that summarize other papers (systematic review and meta-analyses). British Medical Journal, London, v. 315, n. 7109, p. 672-675, Sep. 1997.
HERMANN, Amanda dos Reis. A criança como leitora, suas representações e significações: práticas de letramento em uma sala de educação infantil na Unidade de Atendimento à Criança–UAC-UFSCar. 2020. Tese de Mestrado. Dissertação de metrado- Universidade Federal de são Carlos. Acesso em:13/08/2021
KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. As linguagens, a formação do leitor e a ação pedagógica cotidiana na educação infantil: apontamentos. Flores, Maria Luiza Rodrigues; Albuquerque, Simone Santos de (org.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. P. 101-110., 2015
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2000
KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento. Não basta ensinar a ler e a escrever, v. 1, 2005.
KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008. 294 p.
KLEIMAN, Angela B. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, v. 28, n. 2, p. 375-400, 2010.
LEITE, Aline Cristina de Castro Garcia. Interfaces entre desenho e letramento na educação infantil: contribuições da teoria Histórico-Cultural. 2016 83f. 2016. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. Acesso em: 07/08/2021
Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012
LUIZATO, Carla. Contexto de letramento: é possível trabalhar com produção de texto na Educação Infantil. Leopoldianum–revista de estudo e comunicação, v. 28, n. 78, p. 71-73, 2003.
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 1996.
MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução de Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
Monteiro, Deise Rafaela Scheffel. "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Oferecendo um espaço de acesso à leitura e escrita antes do Ensino Fundamental." (2010).
NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA, MARIA LÚCIA CASTANHEIRA, and MARIA CRISTINA SOARES GOUVÊA. "O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes." Revista Brasileira de Educação 20.60 (2015): 215-244.
Reflexões sobre alfabetização. 24 ed. São Paulo: Cortez, 1995. e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Edição comemorativa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social – São Paulo: Párabola Editorial, 2009
SANTOS, Isóldi dos. A ludicidade no processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso.
SCALZITTI, Carla Melissa Klock et al. Linguagem e infância: relações com o letramento. 2012. Tese de Mestrado. Dissertação (Mestrado em educação) -Pontifícia universidade Católica do Paraná. Acesso em: 09/08/2021
SILVA, Maria da Conceição Lira da. Leitura e escrita na educação infantil: práticas de ensino de professoras participantes do curso de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Acesso em: 09/08/2021
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista brasileira de educação, p. 5-17, 2004.
SOARES, Plataforma do Letramento. Entrevista com Magda Soares, 2014.disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=wIznCg__Ad0 Acesso em: 16/07/2021
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento na educação infantil. Revista Pátio Educação Infantil, v. 20, p. 6-9, 2009
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 1998. Belo horizonte: autêntica, 2009.
SOUZA, Regina Aparecida Marques. Letramento na Educação Infantil:” quem tem medo do lobo mal. Revista Inter Ação, v. 33, n. 2, p. 265-279, 2008.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente [The social formation of mind]. 1984.