A LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DA MATEMÁTICA

UMA PROPOSTA DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Kelly de Almeida Hoepers Faculdade Fidelis
  • Sheila Thatiane da Silva Faculdade Fidelis
  • Renata Maria de Schimitz Faculdade Fidelis

DOI:

https://doi.org/10.53546/2674-5593.cog.2021.72

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Literatura infantil, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar e apresentar pesquisas que versam sobre a relação da literatura infantil e o ensino da matemática como proposta de trabalho na Educação Infantil. A literatura infantil pode ser considerada como fundamental no desenvolvimento do vocabulário ou forma de expressar-se e na resolução de problemas. A integração do trabalho com a Literatura Infantil e o conhecimento da Matemática pode construir uma forma desafiante e lúdica para as crianças compreenderem melhor as noções matemáticas. A pesquisa é de cunho qualitativo e como técnica de coleta de dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Verificou-se que a Literatura infantil proporciona um ensino de forma mais significativa sob a ótica do envolvimento com os conteúdos matemáticos, considerando um ponto fundamental no processo de ensino da matemática na Educação Infantil.

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997 Acesso em: 21 ago. 2020.

ALVES, A.; GRÜTZMANN, T. Literatura infantil no ensino da matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente. Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, Set/Dez 2020, p. 201-214.

BOTELHO, L. P. F.; CARNEIRO, R. F. Era uma vez... histórias infantis e matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 2, n. 2, jul./dez. 2018, p. 45-62.

BRUNER, J. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986. Coleção Primeiros Passos. Disponível em: https://pensecomigo.com.br/livro-o-que-eliteratura-infantil-primeiros-passos-pdf-ligia-cademartori/. Acessado: 07 nov. 2020.

CARVALHO, D. L. Metodologia do ensino da matemática. 3 ed., São Paulo: Cortez, 2009. CIRÍACO, K. T.; SILVA, M. R. O que as professoras da educação infantil ensinam sobre números. Rev. Fac. Educ. (Univ. do Estado de Mato Grosso), vol. 33, Ano 18, Nº 1, jan/jun., 2020, p.71-93.

COUTINHO, A. A literatura no Brasil. v. 01. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

COLINS, F.; MACHADO JR, Arthur G.; GONÇALVES, Tadeu O. Alfabetização matemática e literatura infantil: possibilidades para uma prática integrada. Revista de Educação em Ciências e Matemática, Amazônia, v. 13, p. 75-84, 2016.

CUNHA, A. V..; MONTOITO, Rafael. Uma revisão sobre pesquisas brasileiras que investigam as inter-relações entre Literatura Infantil e Matemática. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020.

CUNHA, A. V.. Literatura Infantil e Matemática: a construção do conceito de número a partir da contação de história. XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. EBRAPEM. 2 a 4 de novembro de 2017. Pelotas-RS, 2018.

CUNHA, M. A. Literatura infantil: teoria e prática. 18 ed. São Paulo: Ática, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HOLLAS, J.; HAHN, C. T.; ANDREIS, R. F. Matemática, leitura e aprendizagem. Rev. Eletr. de Edu. Matem. Revemat. Florianópolis, v. 07, n. 1, 2012, p.18-31.

LEONARDO, P. P.; MENESTRINA, T. C.; MIARKA, R. A importância do ensino da matemática na educação infantil. Simpósio Educação Matemática em Debate – SIMPEMAD, 22 a 25 de setembro de 2014. Joinville-SC, 2014, p.55-68.

MARQUES, M. C. P. Contribuição dos jogos matemáticos na aprendizagem dos alunos da 2ª fase do 1º ciclo da Escola Estadual 19 de maio de Alta Floresta-MT. Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta, v.2, n.1, 2013.

MINAYO, M. C. S.(org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PASSOS, C. L. B.; NACARATO, A. M. Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Estudos Avançados. v.32, n.94, 2018, p.119-135.

PEREIRA, M. C. P.; PERIN, C. L.; SANTOS, E. Contribuição dos jogos matemáticos na aprendizagem dos alunos na 2ª fase do 1º ciclo da Escola Estadual 19 de Maio de Alta Floresta-MT. Revista Eletrônica Multidisciplinar da Faculdade de Alta Floresta. v. 2, n. 1, 2013.

PINATI, C. T.; ALMEIDA, A. S.; PEREIRA, G. G.; RIBEIRO, G. A.; FONSECA, R. A.; SANTOS, M. A importância da literatura na educação infantil. Ciência et Praxis, v.10, n. 19, 2017

PONTES, E. A. S. A linguagem universal: Matemática suas origens, símbolos e atributos. Revista Psicologia & Saberes. v. 8, n. 12, p. 181-192, 2019.

RANGEL, A. C. S. ; HEINECK, D. Perseguindo a Interdisciplinaridade no Processo de Alfabetização: Reflexões e Relatos de Intervenções Pedagógicas. In: II Seminário Internacional de Alfabetização e Educação, 1992, Frederico Westphalen. Anais do II Seminário Internacional de Alfabetização e Educação, 1992. p. 43-50

RIBEIRO, F. S.; MACHADO JUNIOR, A. G.; MATOS, M. D. G.; GUIMARÃES, W. T. Ensino de matemática e literatura infantil: uma proposta para aprendizagem de alunos do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 17, 2020, p. 1-27.

ROEDEL, T. A importância da leitura e da literatura no ensino da matemática. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Curitiba-PR, 12 a 14 de novembro de 2016. ROSEMBERG, F. Literatura Infantil e Ideologia. São Paulo: Global, 1989.

SANTOS, G. V.; BARROSO, F. C. S. O uso da literatura infantil no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. VI Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Manaus-AM, 2017.

SCHIMITZ, R. M. C.; TORQUATO, R. A. Encontro entre matemática e a literatura: por uma prática inovadora na formação inicial de docentes da pedagogia. Anais Seminário em Pesquisa Acadêmica e Científica na Prática Docente, 25 a 26 de Junho de 2018. Curitiba-PR, 2018.

SILVA, J. J., Filosofias da matemática. São Paulo: Ed. da UNESP, 2009. SILVA, A. C. Literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos em crianças pequenas. Ciências & Cognição. v. 17, n. 1, 2012, p.37-57.

SMOLE, K. C. S. et all. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 6. ed. São Paulo: IME-USP, 2007. SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOUZA, A. P. G.; CARNEIRO, R. F. Um ensaio teórico sobre literatura infantil e matemática: práticas de sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 231-257, 2015.

SOUZA, D. L.; JACQUES, S. T. Ensino de matemática e educação infantil: refletindo as práticas docentes. IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escola Hospitalar – ENAEH. Educere. PUC 26 a 29 de outubro de 2015. ZILBERMAN, R. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Downloads

Publicado

2022-07-12

Edição

Seção

Artigos