A SAÚDE EMOCIONAL DO MISSIONÁRIO E A RESPONSABILIDADE DA IGREJA

Autores

  • Cristian Abram Friesen Faculdade Fidelis
  • Mariluce Emerim de Melo August Faculdade Fidelis

DOI:

https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2019.7

Palavras-chave:

Saúde emocional, Cuidado integral, Missionário super-herói, Missionário mártir, Sofrimento do missionário

Resumo

Este estudo trata sobre a realidade e necessidade de cuidado dos missionários em relação a sua saúde emocional, e da responsabilidade da igreja para com o cuidado integral da pessoa do missionário. Tem como objetivo alertar pastores, líderes e os próprios missionários quanto aos desafios, muitas vezes, enfrentados no campo missionário, que não envolvem recursos financeiros, mas sim, necessidade de um cuidado pastoral e espiritual. Pela pesquisa bibliográfica foi identificada a carência de diálogo sobre a saúde emocional de missionários entre eles e líderes religiosos no âmbito da igreja. Tanto o missionário, como a igreja precisam ser melhor preparados para lidar com este assunto.

Biografia do Autor

Cristian Abram Friesen, Faculdade Fidelis

Discente do curso de bacharelado em Teologia na Faculdade Fidelis

Mariluce Emerim de Melo August, Faculdade Fidelis

Mestre e Doutora em Teologia pela PUCPR. Bacharel em Arquitetura pela UFSC. Docente do curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade.

Referências

ADIWARDANA, Margaretha. Treinamento formal e não formal anterior ao campo. In: Taylor, William D. (Ed.), Valioso demais para que se perca, um estudo das causas e curas do retorno prematuro de missionários. Londrina: Descoberta, 1998.

BÍBLIA de estudo Almeida. Revista e Atualizada. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

CHAMPLIN, Russell Norman. O antigo testamento interpretado: versículo por versículo. São Paulo: Candeia, 2000.

COLLINS, Gary R. Aconselhamento Cristão: edição século 21. São Paulo: Vida Nova, 2004.

DONOVAN, Kath; MYORS, Ruth. Reflexões sobre o retorno prematuro de missionários de carreira: uma perspectiva geral do futuro. In: Taylor, William D. (Ed.), Valioso demais para que se perca, um estudo das causas e curas do retorno prematuro de missionários. Londrina: Descoberta, 1998.

ESWINE, Zack. Amizade: remédio de Deus para um ministro esgotado (Parte 1). Ministério Fiel. 2017. Disponível em: http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/1117/Amizade_remedio_de_Deus_para_um_ministro_esgotado_Parte_1/?utm_source=inf-conteudo&utm_campaign=infconteudo&utm_medium=inf-conteudo&utm_term=inf-conteudo&utm_content=inf-conteudo>. Acesso em: 24/08/2017.

FERNANDO, Ajith. Alegria e sacrifício no Senhor. In: O'Donnell, Kelly (org). Cuidado Integral do Missionário, Perspectivas e práticas ao redor do mundo. Londrina: Descoberta, 2004.

GIRÓN, Rodolfo. Um modelo integrado de missões. In: Taylor, William D. (Ed.), Valioso demais para que se perca, um estudo das causas e curas do retorno prematuro de missionários. Londrina: Descoberta, 1998.

GORDON-CONWELL RESOURCES. Why do you report such high figures for Christian martyrs? 2015. Disponível em: <http://www.gordonconwell.edu/ockenga/research/Quick-Factsabout- Global-Christianity.cfm#7>. Acesso em: 19/10/2017.

JOHNSON, Todd M. ZURLO, Gina A. Christian Martyrdom as a Pervasive Phenomenon. In: Society. Published online, New York, v. 51, p. 679–685, Dez. 2014. Disponível em:<http://www.gordonconwell.edu/ockenga/research/documents/2Countingmartyrsmethodology.pdf>. Acesso em: 19/10/2017.

KANG, Sung-Sam. Questões do retorno prematuro: a supervisão. In: Taylor, William D. (Ed.), Valioso demais para que se perca, um estudo das causas e curas do retorno prematuro de missionários. Londrina: Descoberta, 1998.

LEWIS, Jonathan. Investigando as causas e curas da perda de missionários. In: Taylor, William D. (Ed.), Valioso demais para que se perca, um estudo das causas e curas do retorno prematuro de missionários. Londrina: Descoberta, 1998.

LINDQUIST, Brent. Seleção e orientação pela agência missionária: uma experiência pessoal. In: Taylor, William D. (Ed.). Valioso demais para que se perca, um estudo das causas e curas do retorno prematuro de missionários. Londrina: Descoberta, 1998.

LUNA, Pablo Carrillo. Cuidado pastoral na América Latina: algumas sugestões para as igrejas enviadoras. In: O'Donnell, Kelly (org). Cuidado integral do missionário, perspectivas e práticas ao redor do mundo. Londrina: Descoberta, 2004.

NOTÍCIAS. Você sabe o que é o período sabático? 2008. Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/voce-sabe-o-que-e-o-periodosabatico/16487/>. Acesso em: 26/10/2017.

O'DONNELL, Kelly. Agindo Globalmente: um modelo para a melhor prática do cuidado missionário. O'DONNELL, Kelly (org). Cuidado integral do missionário, perspectivas e práticas ao redor do mundo. Londrina: Descoberta, 2004.

OLIVEIRA, Roseli M. Kühnrich de. Cuidando de quem cuida. Um olhar de cuidados aos que ministram a Palavra de Deus. 4. ed. Joinville: Grafar, 2012a.

OLIVEIRA, Roseli M. Kühnrich de. Pra não perder a alma. O cuidado aos cuidadores. São Leopoldo: Sinodal, 2012b.

POLLOCK, David. Desenvolvendo o fluxo do cuidado e dos conselheiros. In: O'Donnell, Kelly (org). Cuidado integral do missionário, perspectivas e práticas ao redor do mundo. Londrina: Descoberta, 2004.

STOTT, John. A Bíblia toda, o ano todo. Viçosa: Ultimato, 2007.

TAYLOR, William D. Desafiando os investidores: conclusões e implicações; mais estudos. In: Taylor, William D. (Ed.). Valioso demais para que se perca, um estudo das causas e curas do retorno prematuro de missionários. Londrina: Descoberta, 1998.

TOSTES, Márcia. Preparando para perseverar nas missões brasileiras. In: O'Donnell, Kelly (org). Cuidado integral do missionário, perspectivas e práticas ao redor do mundo. Londrina: Descoberta, 2004.

VAN DER MEER, Antonia Leonora. Missionários feridos, como cuidar dos que servem. Viçosa: Ultimato, 2009.

WIESEMAN, Donald J. 1 e 2Reis: Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2006.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Conceito de Saúde segundo OMS/WHO. 2016. Disponível em: <http://cemi.com.pt/2016/03/04/conceito-de-saude-segundo-oms-who/>. Acesso

em: 25/10/2017.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos