A RELEVÂNCIA DA IGREJA PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL E EMOCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.53546/2674-5593.cog.2021.65Palavras-chave:
Relevância da igreja, Crescimento espiritual, Igreja acolhedora, Equilíbrio emocional, DiscipuladoResumo
Este estudo trata da relevância da igreja para o crescimento espiritual e emocional das pessoas. A igreja, em geral, é relevante, presente e atuante na sociedade quanto às questões emocionais? Às vezes, ela parece focar somente no direcionamento espiritual, dissociado das questões emocionais. O objetivo geral foi verificar a importância de se ter uma igreja relevante para o crescimento espiritual e emocional. Os objetivos específicos foram: compreender em que consiste uma igreja relevante e quais são as ações necessárias para sua relevância na sociedade. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a pesquisa de opinião com perguntas abertas e fechadas sobre as características de uma igreja acolhedora para questões emocionais e espirituais na sociedade pós-moderna. Responderam 69 participantes, de diferentes denominações evangélicas de variadas regiões do Brasil, entre os dias três e oito de setembro de 2021, por meio do aplicativo WhatsApp, sem a possibilidade de identificar o respondente na planilha de respostas. Concluiu-se que existe a necessidade de uma conscientização da igreja para compreender e acolher pessoas que buscam auxílio, com o foco na saúde integral e, se necessário, com a ajuda de profissionais especializados. A estratégia que poderia ser adotada pela igreja é a mesma que Cristo Jesus adotou: amar, acolher e tratar, ou seja, praticando um discipulado que contemple também as questões emocionais. Esse entendimento não teve consenso entre os participantes da pesquisa, necessitando de maior ensino nesse sentido. Jesus acolhia, compreendia e supria as necessidades mais urgentes das pessoas ao seu redor, e, ao praticar isso, a igreja se torna relevante quanto ao crescimento espiritual e emocional de seus participantes.Referências
BEZERRA, Cícero. Os desafios da igreja na cidade. Curitiba: Exclusiva, 2011.
BÍBLIA SAGRADA – Nova Almeida Atualizada. Barueri: SBB, 2019.
BRASIL. Ministério da saúde. Biblioteca virtual em saúde. Saúde mental e a pandemia de Covid-19. 2021. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/saude-mental-e-a-pandemia-de-covid-19/>. Acesso em 28/11/21.
BRASIL. Ministério da saúde. Realidade imposta pela pandemia pode gerar transtornos mentais e agravar quadros existentes. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/outubro/realidade-imposta-pela-pandemia-pode-gerar-transtornos-mentais-e-agravar-quadros-existentes>. Acesso em 28/11/21.
COLLINS, Gary R. Aconselhamento cristão – edição século 21. São Paulo: Vida Nova, 2004.
CRABB, Lawrence J. Aconselhamento bíblico efetivo. Brasília: Refúgio, 1985.
CRABB, Larry. Conexão: o poder restaurador dos relacionamentos humanos. O plano de Deus visando a cura emocional. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa – Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FONSECA, Regina Célia V. Metodologia do trabalho científico. Curitiba: IESDE, 2007.
FRIESEN, Albert. Cuidando do Ser: treinamento em aconselhamento pastoral. Curitiba: Esperança, 2000.
GOIÁS. Secretaria de estado de saúde. Pandemia da Covid-19 provoca impacto negativo na saúde mental. 2021. Disponível em: <https://www.saude.go.gov.br/ noticias/12609-pandemia-da-covid-19-provoca-impacto-negativo-na-saude-mental>. Acesso em 28/11/21.
INSTITUTO DE PSIQUIATRIA PAULISTA. O que são doenças psicossomáticas e como se desenvolvem? 2019. Disponível em: <https://psiquiatriapaulista.com.br/o-que-sao-doencas-psicossomaticas/>. Acesso em: 07/10/2021.
KORNFIELD, David. Introdução à restauração da alma. 2. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2008a.
KORNFIELD, David. Aprofundando a restauração da alma através de grupos de apoio. 2. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2008b.
LANGBERG, Diane. Guia prático para o aconselhamento de mulheres – 40 tópicos, insights espirituais e etapas de ação fáceis de usar. Curitiba: Esperança, 2012.
LIDÓRIO, Ronaldo. Revitalização de igrejas: avaliando a vitalidade de igrejas locais. São Paulo: Vida Nova, 2016.
LIDÓRIO, Ronaldo. Plantando Igrejas. São Paulo: Cultura Cristã, 2018.
LINTHICUM, Robert C. Cidade de Deus, cidade de satanás - uma teologia bíblica da igreja nos centros urbanos – 4. ed. Belo Horizonte: Visão Mundial, 2000.
MYERS, David G. Psicologia – 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
SCAZZERO, Peter. Igreja Emocionalmente Saudável – A estratégia de discipulado que atualmente muda vidas. São Paulo: Vida, 2014.
SEAMANDS, David A. A cura para os traumas emocionais. Belo Horizonte: Betânia, 1984.
TOZONI-REIS, Marília. Metodologia de pesquisa. Curitiba: IESDE, 2006.
WILLARD, Dallas. A grande omissão: as dramáticas consequências de ser cristão sem se tornar discípulo. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.