A RELEVÂNCIA DA IGREJA PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL E EMOCIONAL

Autores

  • Nilton Fábio Rodrigues Ferreira Faculdade Fidelis
  • Mariluce Emerim de Melo August Faculdade Fidelis
  • Cristiano Nickel Junior Faculdade Fidelis

DOI:

https://doi.org/10.53546/2674-5593.cog.2021.65

Palavras-chave:

Relevância da igreja, Crescimento espiritual, Igreja acolhedora, Equilíbrio emocional, Discipulado

Resumo

Este estudo trata da relevância da igreja para o crescimento espiritual e emocional das pessoas. A igreja, em geral, é relevante, presente e atuante na sociedade quanto às questões emocionais? Às vezes, ela parece focar somente no direcionamento espiritual, dissociado das questões emocionais. O objetivo geral foi verificar a importância de se ter uma igreja relevante para o crescimento espiritual e emocional. Os objetivos específicos foram: compreender em que consiste uma igreja relevante e quais são as ações necessárias para sua relevância na sociedade. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a pesquisa de opinião com perguntas abertas e fechadas sobre as características de uma igreja acolhedora para questões emocionais e espirituais na sociedade pós-moderna. Responderam 69 participantes, de diferentes denominações evangélicas de variadas regiões do Brasil, entre os dias três e oito de setembro de 2021, por meio do aplicativo WhatsApp, sem a possibilidade de identificar o respondente na planilha de respostas. Concluiu-se que existe a necessidade de uma conscientização da igreja para compreender e acolher pessoas que buscam auxílio, com o foco na saúde integral e, se necessário, com a ajuda de profissionais especializados. A estratégia que poderia ser adotada pela igreja é a mesma que Cristo Jesus adotou: amar, acolher e tratar, ou seja, praticando um discipulado que contemple também as questões emocionais. Esse entendimento não teve consenso entre os participantes da pesquisa, necessitando de maior ensino nesse sentido. Jesus acolhia, compreendia e supria as necessidades mais urgentes das pessoas ao seu redor, e, ao praticar isso, a igreja se torna relevante quanto ao crescimento espiritual e emocional de seus participantes.

Biografia do Autor

Nilton Fábio Rodrigues Ferreira, Faculdade Fidelis

Graduando no Curso de Bacharel em Teologia na Faculdade Fidelis.

Mariluce Emerim de Melo August, Faculdade Fidelis

Doutora e mestre em teologia pela PUCPR. Especialista em Ministério Pastoral e em Capelania e Cuidado Espiritual pela Faculdade Fidelis. Docente na Faculdade Fidelis e FATEV.

Cristiano Nickel Junior, Faculdade Fidelis

Especialista em Teologia Prática pela Faculdade Fidelis. Docente na Faculdade Fidelis.

Referências

BEZERRA, Cícero. Os desafios da igreja na cidade. Curitiba: Exclusiva, 2011.

BÍBLIA SAGRADA – Nova Almeida Atualizada. Barueri: SBB, 2019.

BRASIL. Ministério da saúde. Biblioteca virtual em saúde. Saúde mental e a pandemia de Covid-19. 2021. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/saude-mental-e-a-pandemia-de-covid-19/>. Acesso em 28/11/21.

BRASIL. Ministério da saúde. Realidade imposta pela pandemia pode gerar transtornos mentais e agravar quadros existentes. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/outubro/realidade-imposta-pela-pandemia-pode-gerar-transtornos-mentais-e-agravar-quadros-existentes>. Acesso em 28/11/21.

COLLINS, Gary R. Aconselhamento cristão – edição século 21. São Paulo: Vida Nova, 2004.

CRABB, Lawrence J. Aconselhamento bíblico efetivo. Brasília: Refúgio, 1985.

CRABB, Larry. Conexão: o poder restaurador dos relacionamentos humanos. O plano de Deus visando a cura emocional. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa – Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FONSECA, Regina Célia V. Metodologia do trabalho científico. Curitiba: IESDE, 2007.

FRIESEN, Albert. Cuidando do Ser: treinamento em aconselhamento pastoral. Curitiba: Esperança, 2000.

GOIÁS. Secretaria de estado de saúde. Pandemia da Covid-19 provoca impacto negativo na saúde mental. 2021. Disponível em: <https://www.saude.go.gov.br/ noticias/12609-pandemia-da-covid-19-provoca-impacto-negativo-na-saude-mental>. Acesso em 28/11/21.

INSTITUTO DE PSIQUIATRIA PAULISTA. O que são doenças psicossomáticas e como se desenvolvem? 2019. Disponível em: <https://psiquiatriapaulista.com.br/o-que-sao-doencas-psicossomaticas/>. Acesso em: 07/10/2021.

KORNFIELD, David. Introdução à restauração da alma. 2. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2008a.

KORNFIELD, David. Aprofundando a restauração da alma através de grupos de apoio. 2. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2008b.

LANGBERG, Diane. Guia prático para o aconselhamento de mulheres – 40 tópicos, insights espirituais e etapas de ação fáceis de usar. Curitiba: Esperança, 2012.

LIDÓRIO, Ronaldo. Revitalização de igrejas: avaliando a vitalidade de igrejas locais. São Paulo: Vida Nova, 2016.

LIDÓRIO, Ronaldo. Plantando Igrejas. São Paulo: Cultura Cristã, 2018.

LINTHICUM, Robert C. Cidade de Deus, cidade de satanás - uma teologia bíblica da igreja nos centros urbanos – 4. ed. Belo Horizonte: Visão Mundial, 2000.

MYERS, David G. Psicologia – 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

SCAZZERO, Peter. Igreja Emocionalmente Saudável – A estratégia de discipulado que atualmente muda vidas. São Paulo: Vida, 2014.

SEAMANDS, David A. A cura para os traumas emocionais. Belo Horizonte: Betânia, 1984.

TOZONI-REIS, Marília. Metodologia de pesquisa. Curitiba: IESDE, 2006.

WILLARD, Dallas. A grande omissão: as dramáticas consequências de ser cristão sem se tornar discípulo. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.

Downloads

Publicado

2022-07-12

Edição

Seção

Artigos