POLÍTICAS DE GÊNERO E DIREITOS DAS MULHERES:

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Autores

  • Ângela Natel Faculdade Fidelis

DOI:

https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2019.4

Palavras-chave:

Igualdade de gênero, Políticas para as mulheres, Direitos das mulheres, Direitos humanos

Resumo

O presente estudo aborda o tema das políticas de gênero e direitos das mulheres no contexto das Políticas Públicas no Brasil. No desenho das políticas de gênero, nosso país é signatário de vários acordos internacionais. Em suas políticas percorre uma trajetória transversal para enfrentar as desigualdades e diferenças sociais, raciais, sexuais e étnicas. As políticas de gênero são articuladas por diferentes setores do governo, se traduzem em mudanças na legislação, numa produção crescente de estudos sobre a incidência desse fenômeno, na redução das desigualdades entre homens e mulheres, na inclusão social, no empoderamento e na promoção da cidadania. O reconhecimento das mulheres como sujeito de direito e sujeito político é parte das propostas para as políticas de gênero que visam promover maior acesso e participação das mulheres nos espaços de poder, como uma forma essencial de democratização do Estado e da sociedade. A autonomia das mulheres –econômica, social, cultural e pessoal – é abordada como um dos pilares do novo ciclo de desenvolvimento sustentável e da garantia dos direitos das mulheres. A eliminação de todas as formas de discriminação, legais ou outras, passa pela garantia de seu desenvolvimento em todas as áreas, nomeadamente nos planos político, civil, econômico, social e cultural, de modo a assegura-lhes o exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Biografia do Autor

Ângela Natel, Faculdade Fidelis

Licenciada em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, Mestre emTeologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUC/PR.

Referências

ASCENSÃO, J. O. A Dignidade da Pessoa e o Fundamento dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www2.dbd.puc- rio.br/pergamum/tesesabertas/0613190_08_cap_02.pdf. Acesso em: 20.04.2019

BLAY, Eva. Trabalho Domesticado. São Paulo: Ed. Ática,1978.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES. Plano Estratégico. Igualdade de Gênero e empoderamento das mulheres. CPLP. Disponível em: http://www.spm.gov.br/Articulacao/articulacao-internacional/cplp/plano-estrategicoversao-

final-cplp.pdf.%20Acesso%20em%2020.03.2013. Acesso em: 20.03.2019

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES (3, 2011: Brasília-DF). Anais da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres: autonomia e igualdade para as mulheres. Brasília: Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, 2013. 130 p. Disponível em: http://www.unwomen.org/2011/12/discurso-de-la-directora-ejecutiva-de-onu-mujeres-en-la-3ª-conferencianacional- de-politicas-para-las-mujeres. Acesso em: 20.04.2019

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. BRASÍLIA: SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília, 2005, p. 6. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpm_compacta.pdf. Acesso em 20.11.2019.

BRASIL. Presidência da República. Brasília. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/PNPM.pdf. Acesso em 20.01.2019

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2008, p. 19. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/II_PNPM.pdf. Acesso em: 20.01.2019.

COMPARATO, F. K. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2004

DRAIBE, S. As políticas sociais brasileiras: diagnósticos e perspectivas. In: Políticas sociais e organização do trabalho. Brasília: IPEA-IPLAN, 1989, p. 1-63.

SCOTT, J, W. O enigma da igualdade. In: Estudos Feministas. Universidade Federal de Santa

Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Centro de Comunicação e Expressão. v.7, n.1- 2, (1999). Florianópolis: UFSC, 1999.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos