Altas Habilidades e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade:
Uma pesquisa bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2020.35Palavras-chave:
TDAH, Altas Habilidades/Superdotação, Educação EspecialResumo
Esta pesquisa trata de uma pesquisa bibliográfica sobre as Altas habilidades/Superdotação e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Teve como objetivo geral investigar a relação entre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) a partir de um levantamento bibliográfico de pesquisas empíricas. Para isto foram utilizados artigos encontrados em plataformas de buscas nacionais e internacionais, onde foram selecionados 10 artigos. A partir dos resultados foi possível concluir que existe a possibilidade de um diagnóstico equivocado, assim como a validade do diagnóstico da dupla excepcionalidade. Também foi visto sobre a necessidade de uma melhor preparação do corpo docente e da escola para o atendimento dos indivíduos com dupla excepcionalidade.Referências
ALENCAR, E. M. L. S; FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2ª Ed. São Paulo: EPU, 2001.
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. O aluno com altas habilidades no contexto da educação inclusiva. Movimento Revista de Educação do programa de pós graduação faculdade de educação. Niteroi, RJ, v. 7. P.60-69. Ano 2003. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32466>. Acesso em: 03 de jun. 2020.
ALMEIDA, Maria Amélia; CAPELLINI, Vera Lúcia M.F. Alunos Talentosos: Possíveis superdotados não notados. In: DIETER STOBÄUS, Claus; MOURIÑO MOSQUERA, Juan José (org). Educação e inclusão: Perspectivas desafiadoras. EDIPUCRS, 2017. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=ZHJqDgAAQBAJ&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s>. Acesso em: 11 de maio 2020.
ALVES, Rauni Jandé Roama; NAKANO, Tatiana de Cássia. A dupla-excepcionalidade: relações entre altas habilidades/superdotação com a síndrome de Asperger, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos de aprendizagem. Revista Psicopedagia. vol.32. n°.99. p.346-360. São Paulo. 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000300008>. Acesso em: 09 de jun. 2020
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ANTSHEL, Kevin M. et al. Is attention deficit hyperactivity disorder a valid diagnosis in the presence of high IQ? Results from the MGH Longitudinal Family Studies of ADHD. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 48, n. 7, p. 687-694, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2007.01735.x>. Acesso em: 28 de ago. 2020.
ANTSHEL, Kevin M. Attention‐Deficit Hyperactivity Disorder in the context of a high intellectual quotient/giftedness. Developmental Disabilities Research Reviews, v. 14, n. 4, p. 293-299, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1002/ddrr.34>. Acesso em: 28 de ago. 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIDA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (ABDA), O que é TDAH? 2020. Disponível em: <https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/>. Acesso em: 25 de out. 2020.
AZEVEDO, Sonia Maria Lourenço de; METTRAU, Marsyl Bulkool . Altas habilidades/ superdotação: mitos e dilemas docentes na indicação para o atendimento. Psicologia: Ciência e Profissão. vol.30 n°.1, p.32-45. Brasília, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 de ago. 2020.
BAUM, Susan M.; OLENCHAK, F. Richard; OWEN, Steven V. Gifted students with attention deficits: Fact and/or fiction? Or, can we see the forest for the trees?. Gifted Child Quarterly, v. 42, n. 2, p. 96-104, 1998. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/001698629804200204>. Acesso em: 28 de ago. 2020.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 1971. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 14 de maio 2020.
BRASIL, L. D. B. Lei 9394/96–Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 24 de abr. 2020
BRASIL. Resolução n.º 02/2001, instrui as Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 09 de jun. 2020
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.
BUDDING, Deborah; CHIDEKEL, Dana. ADHD and giftedness: a neurocognitive consideration of twice exceptionality. Applied Neuropsychology: Child, v. 1, n. 2, p. 145-151, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/21622965.2012.699423>. Acesso em: 28 de ago. 2020.
CORDEIRO, Mara L. et al. Co-occurrence of ADHD and high IQ: a case series empirical study. Journal of attention disorders, v. 15, n. 6, p. 485-490, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1087054710370569>. Acesso em: 28 de ago. 2020.
DIAS, Elaine. HOWARD GARDNER: O QUE É INTELIGÊNCIA. ISI INFINITY, 2019. Disponível em: <https://isiinfinity.com.br/howard-gardner-o-que-e-inteligencia/>. Acesso em: 25 de out. 2020.
DELOU, Cristina M. C. Políticas públicas para a educação de superdotados no Brasil. In: DELOU, C. M. C.; FLEITH, D. S. ; ALENCAR, E. M. L. S. ; FRANCA, I. B. . Políticas Públicas para Identificação e Educação de Superdotados: Como Educar Talentos. 57ª Reunião Anual da SBPC: Do sertão olhando o mar cultura e ciência, 2005, Fortaleza. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/CONF_SIMP/textos/cristinadelou.htm#_ftn1>. Acesso em: 09 de jun. 2020.
DELOU, Cristina Maria Carvalho. Educação do Aluno com Altas Habilidades/ Superdotação: Legislação e Políticas Educacionais para a Inclusão. In: FLEITH, Denise de Souza (org.). A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, v. 1, p. 2, 2007. p. 25-40. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004654.pdf>. Acesso em: 24 de abr. 2020.
DISRUPTIVO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7 Graus, 2020. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/disruptivo/>. Acesso em: 20 de out. 2020.
FAVERI, Fanny Bianca Mette de; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis. Revista Educação Especial, v. 32, p. 118-1-23, 2019.
FUGATE, C. Matthew; ZENTALL, Sydney S.; GENTRY, Marcia. Creativity and working memory in gifted students with and without characteristics of attention deficit hyperactive disorder: Lifting the mask. Gifted Child Quarterly, v. 57, n. 4, p. 234-246, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0016986213500069>. Acesso em: 28 de ago. 2020.
GUIMARÃES, Ana. Superdotação, um mito a ser quebrado. Portal MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/11472-sp-1382258960>. Acesso em: 14 de maio 2020.
LEE, Kelly M.; OLENCHAK, F. Richard. Individuals with a gifted/attention deficit/ hyperactivity disorder diagnosis: Identification, performance, outcomes, and interventions. Gifted Education International, v. 31, n. 3, p. 185-199, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0261429414530712>. Acesso em: 28 de ago. 2020.
MCCOACH, D. Betsy; SIEGLE, Del; RUBENSTEIN, Lisa DaVia. Pay attention to inattention: Exploring ADHD symptoms in a sample of underachieving gifted students. Gifted Child Quarterly, v. 64, n. 2, p. 100-116, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1177%2F0016986219901320>. Acesso em: 28 de ago. 2020.
Neurobiológico. In: Dicionário in Formal, 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 de dez. 2020.
OUROFINO, Vanessa T.A.T. de; FLEITH, Denise de Souza. Um estudo comparativo sobre a dupla excepcionalidade superdotação/hiperatividade. Avaliação Psicológica, v. 4, n. 2, p. 165-182, 2005. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027498008>. Acesso em: 28 de ago. 2020.
PAIVA, Maria Lúcia da Silva. Dificuldades no trabalho com alunos com Altas habilidades/Superdotação segundo docentes do Ensino Fundamental. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)-Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2015. Disponível em: <https://bdm.unb.br/handle/10483/15894>. Acesso em: 04 de ago. 2020.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera; FREITAS, Soraia Napoleão. Políticas públicas para as Altas Habilidades/Superdotação: incluir ainda é preciso. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, p. 627-640, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/educacaoespecial/article/view/14274>. Acesso em: 12 de maio 2020.
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. RODRIGUES, Sheila Torma. Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação: das confusões e outros entreveros. Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação, v. 1, n. 1, jan./jun. 2013. p.21-30. Disponível em: <https://conbrasd.org/docs/2_PUBLICACAO/REVISTAS/REVISTA_N_1.PDF#page=21>. Acesso em: 09 de jun. 2020.
RANGNI, Rosemeire de Araújo; COSTA, Maria da Piedade Resende da. A educação dos superdotados: história e exclusão. Revista Educação-UNG-Ser, v. 6, n. 2, p. 16-24, 2011. Disponível em: <http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/923>. Acesso em: 07 de maio 2020.
ROMMELSE, Nanda et al. An evidenced-based perspective on the validity of attention-deficit/hyperactivity disorder in the context of high intelligence. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, v. 71, p. 21-47, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.neubiorev.2016.08.032>. Acesso em: 28 de ago. 2020.
SCHWARTZMAN, J. S. Transtorno de Déficit de Atenção. São Paulo: Memmon. 2001.
UEHARA, Emmy; CHARCHAT-FICHMAN, Helenice; LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus. Funções executivas: um retrato integrativo dos principais modelos e teorias desse conceito. Neuropsicologia Latinoamericana, Calle , v. 5, n. 3, p. 25-37, 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2075-94792013000300004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 out. 2020.
VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/ Superdotação. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, p. 581-610, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14281/pdf>. Acesso em: 24 de abr. 2020.