Conceitos, Teorias e Contemporaneidade na Formação de Professores e de Professoras

Autores

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa
  • Karen Laíssa Marcílio Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2020.27

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação Inicial, Desenvolvimento Profissional da Docência

Resumo

O presente texto apresenta um balanço bibliográfico acerca dos principais conceitos e teorias do campo de estudo da formação de professores, bem como a relevância contemporânea de tais debates para a sociedade. Assim, em um primeiro momento, discutirá a categoria teórica de formação, associada à docência. E, em seguida, o foco será a formação inicial de professores, marcando as concepções, as políticas públicas e as implicações com as práticas educativas. Como considerações finais e tônica que percorre o texto, a formação é entendida como momento que acontece por toda a vida, mas que em sua fase inicial, é importante para a inserção na docência, bem como para assumir o compromisso social de transformação da educação e da profissão.

Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Educação pela UFV.

Karen Laíssa Marcílio Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Discente em Educação Infantil pela UFV

Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela UFMG. Docente na Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

2021-03-30

Edição

Seção

Artigos