UMA NOVA PRÁXIS PARA A RECONSTRUÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Bruna Crisitne Pizzaia
  • Angela Maria Gomes
  • Milena Silveira dos Santos Centro Universitário Internacional Uninter

DOI:

https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2019.20

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino-Aprendizagem, Professor , Aluno

Resumo

O presente artigo apresenta os conceitos e definições da avaliação no processo de ensino-aprendizagem do educando. Abordamos o processo avaliativo e suas modalidades: formativa e somativa, onde os instrumentos de avaliação são confrontados, uma visa a construção do conhecimento do aluno durante todo o seu percurso escolar, a outra intenta somente avaliação por meio de provas e outras atividades tradicionais, cuja a finalidade é a obtenção de nota para aprovação no ano escolar. Refletimos também a importância da reconstrução do processo avaliativo com uma nova práxis para realinhar métodos que estão prejudicando os alunos, os únicos que necessitam aprender para ter um futuro pessoal e profissional melhor. Sabemos que atualmente os métodos avaliativos são um pouco engessados, não estimulando o aluno ao processo de ensino e aprendizagem de forma autônoma. Neste sentido, o professor tem o papel de mediador, e o educando o protagonista de sua aprendizagem. Trazemos a nova prática para o processo de avaliação voltado como um método, um guia do processo de ensino aprendizagem, e não apenas uma verificação de acertos e erros. Para isto apostamos na avaliação híbrida. Nossos alunos mudaram, é fato, e nossa forma de avaliar também necessita de mudanças.

Biografia do Autor

Milena Silveira dos Santos, Centro Universitário Internacional Uninter

Licenciada em Pedagogia - Faculdades Integradas Santa Cruz/Curitiba,Especialista em Gestão Escolar e em Formação Docente para o EAD - Centro Universitário Internacional Uninter.

Referências

ARREDONDO, Santiago Castilho; DIAGO, Jesús Cabrerizo. Avaliação educacional e promoção escolar. Curitiba: InterSaberes, 2013 (e-book).

BOTH, Ivo José. Avaliação: “voz da consciência” da aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012.

BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. Curitiba: InterSaberes, 2017 (e-book).

CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1418/1418.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. Campinas: Autores Associados, 1999.

HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. V Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en la América del Sur. Mar del Plata, dez./2015. Disponível em: < http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96974> Acesso em: 01 ago. 2018.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

MORALES, Pedro. Avaliação escolar: o que é e como se faz. Tradução de Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Edições Loyola, 2003 (e-book). RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: Guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 2002.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar?: Como avaliar?: critérios e instrumentos. Vozes: Petrópolis, 2001.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação a aprendizagem: Práticas de Mudança – por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2008.

VIANNA, Heraldo Marelim. Introdução à avaliação educacional. São Paulo: Ibrasa, 1989.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2015 (e-book).

WEISZ, Telma; SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Artigos