A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Jamile Ilheus do Nascimento Faculdade Fidelis
  • Reginaldo Aparecido de Oliveira Faculdade Fidelis

DOI:

https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2019.2

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Prática Pedagógica, Material Dourado

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a relevância da utilização do material dourado para o ensino de matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em um relato de experiência de uma turma de EJA. A análise foi realizada com 8 estudantes com faixa etária no intervalo de 30 e 60 anos da modalidade presencial. Os dados foram levantados por meio de observações e registros no decorrer da abordagem didática da Escola de Ensino Fundamental Professor Germano Paciornik, situada em Curitiba. Os relatos foram organizados de modo cronológico descrevendo assim como as práticas pedagógicas conduziram a acontecimentos que por sua vez levaram a utilização do material dourado comorecurso pedagógico inovador naquele contexto observado como um material desconhecido pelos estudantes que não conheciam e não possuíam acesso ao material dourado como recurso para a aprendizagem. Buscou-se contemplar durante a Revisão de Literatura autores como Azevedo (1979); Deneca e Pires (2019); Lorenzato (2006) os quais significaram e deram sentido a relevância do material dourado durante o ensino da EJA. Para análise e discussão, foramestabelecidos alguns parâmetros frente aos distanciamentos e aproximações na abordagem didática docente e as reações dos estudantes ao longo do relato. Por fim, foram pontuadas as considerações finais diante de todo conteúdo trabalhado e das vivências exploradas no decorrer do processo.

Biografia do Autor

Jamile Ilheus do Nascimento, Faculdade Fidelis

Discente do curso de Licentciatura em Pedagogia da Faculdade Fidelis

Reginaldo Aparecido de Oliveira, Faculdade Fidelis

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia daFaculdade Fidelis. 

Referências

AZEVEDO, Edith D. M. Apresentação do trabalho Montessoriano. In: Ver. de Educação &

Matemática no. 3, 1979 (pp. 26 - 27).

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Secretaria

de Educação Básica. Brasília MEC/SEB, 1996.

DENECA, M de L., PIRES, M. N. M. O ensino da atemática com auxílio de materiais

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pdf>. Acesso em: 14 jun. 2019.

LORENZATO, S. A.. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos

manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na

formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos