ANABATISMO E AS TRÊS DIMENSÕES DA VIDA CRISTÃ
DOI:
https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2019.11Palavras-chave:
Anabatistas, Hutteristas, Menonitas, Fé cristãResumo
Com este trabalho buscou-se pesquisar como surgiu o movimento anabatistas na Europa e quais as dimensões da vida cristã que esse movimento pregava segundo Finger. Para tanto empreendeuse uma pesquisa bibliográfica sobre a história do movimento, bem como o contexto mais amplo no qual ele surgiu. Contextualizando o período histórico da gênese anabatista possibilita-se compreender as três dimensões da vida, a saber, a dimensão pessoal, comunal e missional. Também se expõe no presente trabalho as divergências existentes entre os vários líderes e grupos anabatistas. Portanto, os irmãos suíços, hutteristas, tragédia de Münster e os Menonitas são expostos nessa sequência. No que concerne às dimensões da fé cristã buscou-se explicar o que Finger entendia desses conceitos bem como pontes com escritores contemporâneos como Keller, Blomber e Murray. Transformação pessoal, vida em comunidade e propagar o evangelho por todo o mundo eram objetivos centrais da fé anabatista e com isso conclui-se o trabalho mostrando a relevância dos estudos anabatistas para a sociedade atual.Referências
BAYER, O. A teologia de Martim Lutero. 1ª edição. São Leopoldo: Sinodal, 2007.
BÍBLIA DE ESTUDO DESAFIOS DE TODO HOMEM. Emirson Justino. São Paulo: Mundo Cristão, 2012.
BLOMBERG, C. L. Nem pobreza nem riqueza. Original: Neither poverty nor riches. Tradução: Aline Marques Kaehler. Curitiba: Esperança, 2009.
DYCK, C. J. História Menonita. 1ª edição. Campinas: Associação Evangélica Menonita, 1992.
FINGER, T. N. A Contemporary Anabaptist Theology: Biblical, Historical, Constructive. 1ª ed. Downers Grove: InterVarsity Press, 2004.
FRIEDMANN, R. The Theology of Anabaptism: An Interpretation. 1ª ed. Scottdale: Herald Press, 1973.
KELLER, T. Center Church. Grand Rapids: Zondervan, 2012.
_________. Justiça Generosa: A graça de Deus e a justiça social. Original: Generous justice: how God’s grace makes us just. Tradução: Eulália Pacheco Kregness. São Paulo: Vida Nova, 2013.
KLAASSEN, W. Anabaptism: Neither Catholic nor Protestant. 1ª ed. Ontario: Conrad Press, 1973.
LEDERACH, P. M. Uma terceira opção. Original:The Third Way, Tradução: João Marques Bentes. Campinas: Associação Evangélica Menonita, 1993.
LITTEL, F. H. Das Selbstverständnis der Täufer. Kassel: Thiele & Schwarz, 1966.
MURRAY, S. The nacked anabptist. Harrisonburg: Herald Press, 2015.
WALTNER, G. et al (Red.). Die Schriften des Menno Simons. Steinhagen: BasseDruck, 2013.