PSICOPEDAGOGIA NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Ingrid Adam Faculdade Fidelis
  • Patrícia Campos Nogueira Faculdade Fidelis

DOI:

https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2019.1

Palavras-chave:

Adolescência, Queixa, Instrumentos de avaliação

Resumo

O presente estudo surgiu da demanda gerada pelo estágio supervisionado para o curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, que foi realizado com alunos da faixa etária que compreende o grupo de indivíduos adolescentes. Neste estágio, a aluna passou por dificuldades em realizar a adequação necessária de instrumentos e metodologia de avaliação para esse público. Assim, buscou a partir dos artigos da Revista Brasileira de psicopedagogia fazer a análise de conteúdos a respeito da queixa de encaminhamento, sobre o perfil do grupo de alunos e das adequações na avaliação e/ou intervenção, sendo estas as categorias de análise dos textos. Esta análise constatou que a queixa é comum aos textos selecionados, sendo apontada a repetência escolar como causa motriz. Verificou-se neste estudo que pouco se discorre sobre as características emocionais e biológicas deste alunado, tendo sido ressaltado em poucos textos a diferenciação entre o processo de puberdade e adolescência como aspecto fisiológico e a atitude contestatória como principal característica emocional e comportamental. Quanto a terceira categoria, a metodologia e adequação de instrumentação foi encontrado apenas um indicativo a partir do uso de textos literários.

Biografia do Autor

Ingrid Adam, Faculdade Fidelis

Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia daFaculdade Fidelis.

Patrícia Campos Nogueira, Faculdade Fidelis

Psicóloga e Especialista em Dependências Químicas, Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia da FaculdadeFidelis

Referências

ABERASTURY, Arminda e KNOBEL, Maurício ADOLESCÊNCIA Normal: um enfoque

psicanalítico. Editora ARTMED. São Paulo,2003.

ANGELINI, Rossana Aparecida Vieira Maia; GOMES, Neusa. O imaginário e a adolescência do

jovem especial. Revista Psicopedagogia, 2016, vol. 25. Disponível em:

"http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862008000100005.

Acesso em: 16 de junho de 2018. (Artigo 23)

BRASIL, Decreto Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/decreto6571_08.pdf.

Acesso em: 04 de junho de 2018.

FENELON, Grácia Maria. A Interdisciplinaridade como metodologia e a psicanálise como eixo

referencial comum. Revista Psicopedagogia, 2016, vol. 23. Disponível em:

"http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862006000100005.

Acesso em: 16 de junho de 2018.

GUADAGNINI, Maria de Fátima; SIMÃO, Adriana Nobre de Paula. Investigação da atenção de

adolescentes que apresentam mau desempenho escolar. Revista Psicopedagogia, 2016, vol.33.

Disponível em: "http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-

Acesso em: 16 de junho de 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2015. Brasília: Inep, 2016. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 13 de maio de 2018.

___. Sinopse Estatística da Educação Básica 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 13 de maio de

___. Sinopse Estatística da Educação Básica 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 13 de maio de

PEREIRA, Julia Scalco. Processos educativos na adolescência:

Possibilidades interventivas na Clínica Psicopedagógica por meio das tecnologias digitais.

Revista Psicopedagogia, 2016, vol. 26. Disponível em:

"http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000300010".

Acesso em: 16 de junho de 2018.

PORCACCHIA, Sonia Saj. BARONE, Leda Maria Codeço. COSTA, Beethoven Hortencio

Rodrigues da. A literatura como intervenção psicopedagógica com adolescente. Revista

Psicopedagogia, 2016, vol. 33. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v33n100/07.pdf. Acesso em: 16 de junho de 2018.

TRAVI, Marilene Gonzaga Gomes; OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de; SANTOS,

Geraldine Alves dos. A escola contemporânea diante do fracasso escolar. Revista

Psicopedagogia, 2016, vol. 26. Disponível em:

"http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862009000300010&script=sci_abstract".

Acesso em: 16 de junho de 2018.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos