PSICOPEDAGOGIA NA ADOLESCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2019.1Palavras-chave:
Adolescência, Queixa, Instrumentos de avaliaçãoResumo
O presente estudo surgiu da demanda gerada pelo estágio supervisionado para o curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, que foi realizado com alunos da faixa etária que compreende o grupo de indivíduos adolescentes. Neste estágio, a aluna passou por dificuldades em realizar a adequação necessária de instrumentos e metodologia de avaliação para esse público. Assim, buscou a partir dos artigos da Revista Brasileira de psicopedagogia fazer a análise de conteúdos a respeito da queixa de encaminhamento, sobre o perfil do grupo de alunos e das adequações na avaliação e/ou intervenção, sendo estas as categorias de análise dos textos. Esta análise constatou que a queixa é comum aos textos selecionados, sendo apontada a repetência escolar como causa motriz. Verificou-se neste estudo que pouco se discorre sobre as características emocionais e biológicas deste alunado, tendo sido ressaltado em poucos textos a diferenciação entre o processo de puberdade e adolescência como aspecto fisiológico e a atitude contestatória como principal característica emocional e comportamental. Quanto a terceira categoria, a metodologia e adequação de instrumentação foi encontrado apenas um indicativo a partir do uso de textos literários.Referências
ABERASTURY, Arminda e KNOBEL, Maurício ADOLESCÊNCIA Normal: um enfoque
psicanalítico. Editora ARTMED. São Paulo,2003.
ANGELINI, Rossana Aparecida Vieira Maia; GOMES, Neusa. O imaginário e a adolescência do
jovem especial. Revista Psicopedagogia, 2016, vol. 25. Disponível em:
"http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862008000100005.
Acesso em: 16 de junho de 2018. (Artigo 23)
BRASIL, Decreto Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/decreto6571_08.pdf.
Acesso em: 04 de junho de 2018.
FENELON, Grácia Maria. A Interdisciplinaridade como metodologia e a psicanálise como eixo
referencial comum. Revista Psicopedagogia, 2016, vol. 23. Disponível em:
"http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862006000100005.
Acesso em: 16 de junho de 2018.
GUADAGNINI, Maria de Fátima; SIMÃO, Adriana Nobre de Paula. Investigação da atenção de
adolescentes que apresentam mau desempenho escolar. Revista Psicopedagogia, 2016, vol.33.
Disponível em: "http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
Acesso em: 16 de junho de 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO
TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2015. Brasília: Inep, 2016. Disponível em:
http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 13 de maio de 2018.
___. Sinopse Estatística da Educação Básica 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em:
http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 13 de maio de
___. Sinopse Estatística da Educação Básica 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em:
http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 13 de maio de
PEREIRA, Julia Scalco. Processos educativos na adolescência:
Possibilidades interventivas na Clínica Psicopedagógica por meio das tecnologias digitais.
Revista Psicopedagogia, 2016, vol. 26. Disponível em:
"http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000300010".
Acesso em: 16 de junho de 2018.
PORCACCHIA, Sonia Saj. BARONE, Leda Maria Codeço. COSTA, Beethoven Hortencio
Rodrigues da. A literatura como intervenção psicopedagógica com adolescente. Revista
Psicopedagogia, 2016, vol. 33. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v33n100/07.pdf. Acesso em: 16 de junho de 2018.
TRAVI, Marilene Gonzaga Gomes; OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de; SANTOS,
Geraldine Alves dos. A escola contemporânea diante do fracasso escolar. Revista
Psicopedagogia, 2016, vol. 26. Disponível em:
"http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862009000300010&script=sci_abstract".
Acesso em: 16 de junho de 2018.